domingo, 24 de janeiro de 2010

Fasion moment 2, parte 2: Mais sobre o look de inverno




[se você não seu a parte 1, confira aqui]


Continuando, lá vão algumas outras dicas fundamentais para sobreviver ao seu inverno de muitos meses (sim, sim, morremos de inveja de você, leitor@, que nos despreza com seu bronzeado e traje de banho...)

2) Praticidade

Tem tudo a ver com o seu grau de intimidade com os acessórios de inverno e o tamanho do frio que te espera lá fora. Pensando sempre que estaremos vestidos com o básico (calça, camiseta de manga comprida, suéter).

Grau 1: pouco frio – você usa um lenço, tênis ou bota ou outro sapato que não precisa ser de cano alto, depende do visual que você quer, e uma jaqueta quente, mas curta, na altura ou logo abaixo do umbigo.
Grau 2: frio – lenço mais encorpado, bota, jaqueta na altura da coxa ou sobretudo. A maioria dos meus dias de inverno são assim.
Grau 3: bem frio – aqui vale considerar o cachecol, umas meias mais quentes, e o sobretudo sem a menor dúvida. Pode ser o caso de usar o suéter da vovó, além de alguma boina ou gorro, mas não necessariamente tudo isso.
Grau 4: nevando – cachecol, suéter da vovó, gorro, meias de lã, luvas. Aqui onde estou não chego nesse grau. Daqui pra frente é pensar nos sobretudos forrados de penas, aqueles gorros de bandido que só deixam o olho de fora mas esquentam o ar quando você respira e não te deixam morrer de pneumonia, enfim. Madame Croissant pode fornecer mais detalhes.

3) Não ficar sempre com a mesma cara

Tem que investir nos lenços variados, nas meias calças com vários padrões e desenhos (vamos aproveitar que este inverno permite algumas ousadias cromáticas como o roxo e o verde), ter aquelas 3 jaquetas, uma de cada comprimento, além do sobretudo 4x4. O único problema é que essas últimas camadas de roupa, a das jaquetas/sobretudos, costumam custar caro. Esse costuma ser o fator limitante por excelência, a quantidade de pesetas do nosso orçamento fashion pra sobreviver ao inverno (época em que suas contas sobem, porque você gasta mais luz e tem que pagar a calefação em casa, que fica bem carinha).

Aliás, dica MUITO IMPORTANTE: leia sempre as etiquetas com as instruções de lavagem na hora de comprar as peças de inverno. Tem muita roupa que tem que ser lavada a mão (imagina aquele frio beirando o zero grau e você lá com a mão enfiada no balde com sabão em pó!) ou a seco (pior ainda: tem uns suéteres tipo Zara ou Mango que custam 10 € e só admitem esse tipo de lavagem, que custa a mesma coisa. Resultado: você não vai pagar e acaba de adquirir uma roupa descartável, que vai usar só uma vez e jogar fora!). Os americanos costumam ser ótimos nesse ponto, praticamente toda a roupa deles pode ser lavada à máquina.

Continuamos em breve. Yours,

Darling Darling