terça-feira, 13 de julho de 2010

Chuva com chocolate

Quando amanhece chovendo e faz aqueles dias cinzas e frios meu coração se aconchega dentro de mim fazendo voltinhas como uma cachorinha pequena faz ao se aninhar em um cobertor.
Gosto de sol, de dias azuis brilhantes, mas esses dias ensolarados não só convidam, mas também exigem muito. Que se levante cedo, que se faça exercício ou tome sol, enfim, qualquer coisa que nos faça fazer parte do azul, do calor.

Dias de chuva são humildes, desambiciosos. Não se precisa fazer nada, nem as coisas realmente necessárias, dias cinzas me lembram da liberdade da qual fala Fernando Pessoa,
“Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!”

Nesses dias em que ouço as pessoas reclamarem da chuva, do frio, do escuro, só sinto o cheiro de pipoca de chocolate da infância. Quando chovia a tarde era a tarde da pipoca ou de mingau de chocolate.

É bom como chuva tem gosto de chocolate.

È verdade que os pingos acinzentados de um dia assim trazem uma saudade que pode ficar doída. Saudade de irmão no sofá junto, saudade de mãe em casa, saudade de um tempo em que o frio esquentava.

E essa preguiça que é pura liberdade, de deixar o trabalho inacabado, emails a serem enviados, a ginástica para amanhã e assistir algum filme de novo, porque é tão bom ver filmes já vistos por eles não requererem atenção, a gente já sabe o que acontece.

Mas com saudade e sapato molhado, ainda assim não deixo de sentir cheiro de chocolate quando chove o dia inteiro.

A Pipoca de chocolate

Faça a pipoca normalmente, sem sal, na panela.
Claro que não vale a de microondas, que além de ter sal é a moradia da gordura trans.

Numa panelinha coloque chocolate em pó, do padre (Nestlé)- não achocolatados que vem com muito açúcar e não tem gosto de chocolate de verdade- açúcar, um pouco de manteiga (sem sal) e um pouco de leite, mexa tudo até o açúcar derreter e ficar uma calda mais grossa escura.
É o jeito de fazer aquelas caldas de chocolate que ficam durinhas, normalmente tem em bolos de cenoura.

Jogue por cima da pipoca e pronto!

É bom comer de colher, porque dá pra alcançar a calda que fica embaixo, a pipoca que fica mais molhada de calda fica úmida, meio molinha, uma delícia.

Junte um irmão (se você não tiver um acho que serve uma irmã), um sofá e pronto!
Por Mirabelle