quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Velha (humana) x Alien (de outro planeta)




Uma amiga recentemente me disse: não existe pessoa feia, e sim gente pobre!

Tenho menos de 30 anos, não me considero parte de nenhum grupo no qual a questão estética é um valor em especial no sentido profissional (como modelos, atrizes, e sei lá mais o quê) e acho que em torno de 75% das minhas amigas próximas (também antes dos 30) já fizeram algum “procedimento”: lipo coxa, barriga, costas, joelho, prótese nos seios. Imagino quando chegar aos 50...

Sem falar no Michael Jackson e sem tomar uma postura crítica natureba- hippie- religiosa partidária do corpo-como-Deus-o-fez ou o raio que o parta de ideologias des-pensantes diante da questão, acho bizarro no que vem se transformando a idéia da beleza física atualmente. Devem ter mais clínicas de estética na cidade do que padaria.

Uma consulta a dermatologista. Sugestão da profissional (sem que eu perguntasse): Você poderia fazer um sei-lá-o-quê no quadril para eliminar essa gordura localizada. Saí abalada. Nunca pensei nesses termos no meu quadril, até então eu achava que ser assim, como sou, era uma característica familiar herdada, as mulheres da minha família são assim, coisa que até então eu tomava como característica de equipadas mulheres e boas mães.

A médica transformou toda a questão de pertencimento à uma história (negros, italianos, alemães) inscrita no corpo em defeito. E se fosse um cirurgião que me tivesse marcado com aquelas canetas então, já estaria perguntando em quantas vezes ele divide no cartão e já que o anestesista tá lá mesmo (ouvi isso várias vezes de diferentes amigas), porque não fazer também queixo, umbigo e maxilar?

E não falo em uma indústria de luxo que se abastece de madames endinheiradas e entediadas, falo de qualquer uma que junta seus vários milhares de reais a duras penas para fazer uma lipo que não dá em nada porque a criatura não emagreceu, nem faz exercício e blá blá blá. Depois de grandes as pessoas voltaram a acreditar em qualquer coisa que prometa soluções mágicas e instantâneas, o cirurgião plástico virou a fada-madrinha das aspirantes a princesas pós-modernas.

Mesmo que ninguém saiba como envelhecer, porque na história humana é a primeira vez que se vive tanto, e as mulheres- em especial- não parecem se reconhecer com seus rostos e corpos de 35, 50, 68 e 75 anos e quando a gente (meninas) põe lingerie dá aquele estranhamento porque a gente compra achando (mesmo que bem no fundo) que nos tornaremos uma das Angels da Victoria Secret, e isso não acontece...

Mesmo que tudo isso justifique cada “ml” de prótese/botox que entra e de gordura que vai, tenho uma sensação não só de ressabiamento, crítica ou desconfiança, mas quando olho para a Elza Soares, para a Donatella Versace, para a Ana Maria Braga arrepia-me uma estranha impressão de estarmos abandonando algo de mais fundamental que rugas, marcas e gordura localizada, algo de essencialmente humano.

Porque vamos combinar que elas não parecem mais novas, elas só conseguem se parecer de outro planeta no qual a idade deve ser medida em anos astrais diferentes.
Por Cocobelle

9 comentários:

  1. Concordo plenamente... em especial com a parte da lingerie mágica (hiperrealidade, porque o que vemos na tv e nas revistas não existe). Vivo reclamando da minha barriguinha e culotes num corpo relativamente bom... mas são reais! só meus! e essas senhoras estão estampando na pele o buraco sem fundo em que estão procurando a felicidade (ou eternidade, sei lá eu).
    PS: Lingerie, Versace e Beckham

    ResponderExcluir
  2. O que seria de mim sem você, amante das palavras, de corretora de textos querida?
    Obrigada!!

    Cocobelle

    ResponderExcluir
  3. Como será que elas ficam logo após sair do banho? Deve dar um medo!

    Beijos, Ma!!
    Malu

    ResponderExcluir
  4. Querida Cocobelle, tenho me divertido lendo seu blog entre um intervalinho e outro. Concordo com vc e com a moça que comentou que deve dar medo desse tipo de alien... Mas acima de tudo elas mesmas devem ter medo de si... Nossa,que angústia deve ser se olhar no espelho!! Já pensou acordar com a cara da Versace?! Eu, que já passei dos trinta, não tenho um biotipo da moda, mas considero uma conquista tão gostosa o meu bem estar com meu corpo - de 30 e poucos, de mãe... Me sinto feliz! Acho que isto ocorre porque sinto que faço bom uso dele. Tão bom a gente se apropriar e bem aproveitar o que temos, não é mesmo? beijos!

    ResponderExcluir
  5. Mel, fico feliz que o blog esteja te divertindo e que as coisas perduradas aqui façam sentido para você também.
    É muito bem-vinda!!!!

    Cocobelle, Mirabelle, Darling-Darling, Womber Woman.

    ResponderExcluir
  6. Queridos leitores e leitoras do blog,

    Eu estava conversando com a Marielle pelo MsN mas achamos melhor compartilhar com vcs, pois é quase um dever nosso como Psicólogas...prevenção em saúde mental!!Espero que ainda esteja em tempo...

    A Donatella Versace está no Brasil!!

    http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1353338-9798,00-DONATELLA+VERSACE+IGNORA+PERGUNTAS+SOBRE+REPAROS+ESTETICOS+DURANTE+JANTAR.html

    Alertem os parentes e amigos... se algum desavisado cruzar com ela por aí,pode ter um treco, imaginar que chegou o momento do ataque final dos aliens... mas é apenas uma presença ilustre para um festival de música!!

    E caso encontrem com ela...mantenham a calma, finjam naturalidade... já já ela volta pro planeta dela.

    Beijos!!
    Malu

    ResponderExcluir
  7. http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1353338-9798,00-DONATELLA+VERSACE+IGNORA+PERGUNTAS+SOBRE
    +REPAROS+ESTETICOS+DURANTE+JANTAR.html

    Corrigindo o link

    ResponderExcluir
  8. Creeeeedo, olha esses peitos da Victoria, fala sério! Tudo bem que o Beckham gosta de umas bolas de futebol, mas isso deve ter afetado o bom senso da moça. Tão parecendo duas Penalty daquelas das aulas de educação física.
    Sou mais meus peitículos, que não têm essa curvatura de parábola invertida (thanks God!) mas são de carne de verdade e não quicam se alguém apertar. Uó.
    Darling Darling

    ResponderExcluir