quarta-feira, 10 de março de 2010

Umbigo da semana


Ela chega em casa as 3 e pouco de quarta-feira, o umbigo da semana. Como disse Sartre a hora da náusea. Cedo demais para terminar qualquer coisa e tarde demais para começar. O apartamento está tão bagunçado que o pouco espaço que tem parece se apertar entre as roupas sobre a cama e a louça de ontem na pia, sua obsessividade não deixa que ela faça nada antes de arrumar a casa, como se só com os lençóis esticados e a louça limpa ela pudesse caber ali de novo.

Ela se programou toda para ir na academia, lutou bravamente contra seus preconceitos e críticas de futilidade ao marcar a primeira “aula” (não entende ainda bem porque chamam isso de aula) com o personal. Ela chegou no vestiário e percebeu que esqueceu o tênis. Droga de ato falho, seu inconsciente estava andando bem assanhado essa semana, fazendo-a trocar nomes e esquecer coisas (compromissos e tênis). Comprar um tênis novo no shopping? Não daria tempo mesmo assim, tinha que se conformar de perder aquelas dezenas de dinheiros para o seu inconsciente, além do que sua conta estava tão negativa que ela começou a sentir simpatia pela Grécia, que tem uma dívida maior que o PIB, pensou ela, se um país inteiro pode, porque não posso eu?

Ao voltar já sem ter conseguido realizar a grande feita de treinar com seu personal (ela já aprendera o jargão local), cada loja com placa de liquidação a convidava na tarde ensolarada, ela pensa no cartão de crédito que cortou no meio por sua absoluta e total incapacidade de entender que dividir em 6 x não resolve nada. Pensando nisso ela jura que vai arrumar o armário e dar roupas que ela não usa mais, porque matematicamente falando não é possível tantos corpos ocuparem o mesmo espaço.

Ela sonha com pessoas que andam pela rua parecendo estarem todas arrumadas, por dentro e por fora. As japonesas sempre lhe parecem ter gavetas impecáveis, sem clips e papéis no fundo, imagina seus guarda-roupas organizados e seus investimentos em renda fixa pingando cada vez que recebem o salário.

Ela suspira e pensa que da bagunça da pia nasceu um jantar terça a noite, que da cama risos e intimidades, dos papéis e livros uma aula. E decide, de Ipod no ouvido ir arrumar a casa dançando ao som de Jorge Ben.
Por Mirabelle

2 comentários:

  1. lindo! adorei! adorei a simplicidade de coisas cotidianas e os grandes pensamentos que nascem daí! : )))

    ResponderExcluir
  2. Mirabelle querida,

    Ha ha ha! Morri de rir com o detalhe do cartão de crédito. Você fez mesmo isso? E adianta? Eu agora tenho que resistir a TRÊS sites de liquidações de grife nos quais estou inscrita e que me mandam ofertas TODOS OS DIAS (tipo: calças da Diesel por R$ 70,00, como resistir? E aí, já que você vai pagar o frete mesmo, tem que comprar pelo mesmo umas três pecinhas pra tudo valer a pena...)

    About las japonesas, acho que toda essa organização externa e interna, fruto da estética e de uma visão zen da vida, deixa tudo um pouco sosso de mais lá no fundo. A gente precisa de uma bagunça carnavalesca ou doméstica e de um rebolation pra se sentir vivas (tenho um amigo morando em Kyoto que me informa em primeira mão de suas odisseias por tentar entender as mulheres locais...)

    Beijo grande,

    Darling Darling

    ResponderExcluir