domingo, 17 de julho de 2011

Etiqueta modernets

Hoje em dia quando você conhece alguém, acabou o romantismo, as flores, o mistério, a expectativa do universo aguardar se vocês vão se encontrar de novo, se um amigo tem o contato dela e tal, a pessoa nem pergunta mais o telefone, os mais rápidos e modenets te adicionam na hora ali na sua cara via Iphone no Facebook, ai da sua foto estar uma droga ou que merda é essa configuração que o nosso querido Zuckerberg inventou de aparecer bem ali na frente as fotos nas quais você foi marcado??????? E se a foto estiver horrível?


Minha tia colocou lá no álbum dela uma foto na qual me marcou em que estou em minhas 7 ou 8 primaveras (parafraseando meu avô) nos requintados anos 80, década em que a moda era, não sei se por pura maldade dos estilistas gays da época, não sei se por eu morar em Campinas city: o corte de cabelo Chitãozinho...

Aí você conhece o seu futuro pretendente a jogar o cabelo e fazer beicinho e na hora, sem você poder se defender nem nada, ele já vê você com o seu irmão, prima, tio e tal todos exibindo o corte do momento: eis que o momento é 1989.

Se as intenções forem mais sérias e o sujeito quiser um contato via voice... porque FALAR VIA VOZ com um ser humano se tornou o contato mais íntimo que se possa imaginar do momento. O indivíduo te manda uma mensagem (desculpem, me recuso a falar torpedo, acho esse termo cafona), exatos 1 segundos se passm e você liga/telefona/disca (haha) para o número... eis que a pessoa não atende.



Você pensa, ela está ocupada, tipo “em uma reunião”!! Acho chique as pessoas que estão em reunião, e aquelas que atendem e falam baixo: eu tô numa reuniãozinha, posso te ligar depois? (a-do-ro imaginar essas pessoas atendendo embaixo da mesa). Essas são as que gostam de se fazer de importante. O + incrível é que tenho uma amiga cirurgiã que sempre atende, outro amigo juiz que também sempre atende e um amigo vendedor que sempre "está em reunião"...


Mas continuando a cena mais comum do século estranho em que nos encontramos, você pensa que a pessoa não pode FALAR, por isso ela ESCREVE. Logo em seguida à sua chamada, o indivíduo "text you" novamente, “falando” (os termos precisam ser revistos pelo Aurélio) qualquer coisa, aí você compreende (se é que isso dá pra entender) que a pessoa prefere não falar. Aí você, que é um ser que nasceu no século retrasado, entende que FALAR se tornou algo assim muito carnal, muito próximo, muito íntimo. Ah a voz, a melodia, o som...

Outra pergunta importante quando se chegou à intimidade de se perguntar o número do celular. Atenção o telefone de casa é proibido, só as mães e as avós têm telefone em casa, se alguém perguntar é porque o cara deve: 1- ou querer casar com você ou 2- ter um amigo na prisão, pode chamar a polícia porque a pessoa pode estar tramando ligar para simular um seqüestro, cuidado!

Ok, sua relação chegou ao ponto da intimidade da relação vocal. Parabéns o sujeito tem sérias pretensões com você (ou um amigo preso). Pergunte sem medo se o celular da pessoa é TIM e anote na sua agenda do celular, porque gente, vamos combinar que não dá mais pra ligar pra celular que não é da TIM né? E atenção, isso não é questão de muquiranagem ou falta de dinheiro na sua conta bancária, é uma questão de protesto do cliente, não vamos mais telefonar para pessoas que tem Vivo, Claro, pessoas que tem TIM ganham uma estrelinha na sua agenda e podem ser chamadas a qualquer hora do dia, da noite (hummm) e de qualquer lugar do Brasil. Essa é outra estranheza da sociedade atual, mas tem que ser atualizada na sua lista de etiqueta de interação social.

Repassando:
Não pega bem adicionar a pessoa assim na frente dela, anota o nome e adiciona depois, vai que a foto tá feia, um pouco de elegância né gente!

Não tem problema perguntar se o celular da pessoa é TIM e não, não é porque você não tem dinheiro, é porque os preços das operadoras são abusivos!

Etiqueta em tempos modernos!!

Joga o echarpe via SMS ;)

Por Cocobelle

5 comentários:

  1. AMEI, MÁ!! kkkkk Sem dúvida, estamos criando escalas cada vez mais infinitesimais de contatos-não-contatos... e o olho-no-olho, esse momento tão lindo e real, vai ficando no século passado.... Ah, e se você não gostar da foto em que foi marcado, coloque o mouse no cantinho superior direito da foto e vai aparecer um X. Aperte. rs Assim você só deixa as que gosta. #ficadica

    PS: Tim RULES!!! Só acho o cúmulo do constrangedor aquele lance do SMS "Ligue agora! Já estou disponível para receber chamadas". Quem é que gosta de parecer disponível assim, facilmente?? rs rs Ou de perceber que já se passaram horas de disponibilidade e naaaada?

    Na real: pele que é bom ninguém inventou por computador ainda - e NUNCA vão inventar!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! isso do telefone de casa, só mesmo parente pra ligar haha
    E, meninas, vocês não têm a impressão de que quem não tem facebook é alguém que mora no meio do mato, isolado haha
    fica até mais charmoso não saber o que a pessoa tá fazendo sempre... valoriza o passe, vai.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Lembro quando era cobrada por não adicionar uma pessoa no ICQ...e aquilo para mim era o mais moderno possível...hoje em dias de twitter tenho me visto bloqueando pessoas na vida real.
    Quanto as fotos, as tias sempre escolhem as piores, não tem jeito!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Vivemos realmente em um mundo de redes cada vez mais desmaterializado, impessoal, numérico, efêmero, perdendo pouco a pouco não somente o contato humano, mas uma orientação mais ampla da vida, do que deve nos guiar, nos estimular, nos fazer lutar, nos fazer viver...parabéns Ma! Excellent billet! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Para isso stamos aí!!! Talvez o varal lance uma série de Guia de comportamento, etiqueta virtual e hardware também. Tipo como se comportar no Facebook e na acedemia volumes pegáveis ou baixáveis no seu Iphone, que tal??

    ResponderExcluir