segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Mundo e os seus 2 únicos problemas


Tenho uma amiga psiquiatra que, de verdade, resolveu meus problemas, não em consultas e de jaleco, mas numa mesa de bar. Resolveu não, reduziu, dissolveu, minimizou e separou o mundo de forma simples e didática.

Quero compartilhar com vocês a TEORIA DOS 2 TIPOS DE PROBLEMA.

Eu sei que quando a gente fala assim já vem as amigas da USP, psicólogas falando: iiii não vai falar que você leu O Segredo??
Não! Não é do Segredo, não é auto-ajuda barata de botequim.
Abram seus coraçõezinhos.

Existem 2 tipos de problemas No Mundo:

- O problema do TIPO 1 e
- o problema do TIPO 2

O problema do TIPO 1: MEU PROBLEMA.
O problema do TIPO 2: SEU PROBLEMA.

Eu sei, eu sei, parece bocó, parece simplório, parece besta. Mas venham comigo aos exemplos e façam após essa leitura o exercício besta de tentar pensar nos 2 tipos de problemas nas + diversas situações que te acometerem com um vendedor de loja, com seu namorado/a, com uma amiga, com a sua mãe e com seu chefe.

Vendedor das Casas Bahia- Você discute o preço do fogão e o cara acha que você tem cara de otário e fala que o preço deles é bom pra caramba, você fala que leva o fogão se ele fizer o preço a vista em 10 vezes. “Aaaah aí eu vou ter que falar com o meu gerente.” “Então fala”. O cara fala, volta e claro que diz que pode fazer isso, com aquela discursinho que ta te fazendo o maior favor do mundo. Você agradece, fala que ta dando uma olhada e diz que se decidir volta para procurá-lo, pede um cartão com o nome dele e se prepara para sair.
Vendedor- Mas você volta em uns 15, 20 minutos?
PLIM
Ou você se vê obrigado, pelo vendedor das casas Bahia (Meu Deus, pelo ven-de-dor-das-ca-sas-Ba-hi-a), voltar no tempo que ele estipulou;
Ou, caso você não tenha uma natureza tão boazinha ou submissa, você sente um mal estar do cara tentar te impor um limite de tempo para um desejo DELE.
OU... você pensa nos 2 TIPOS DE PROBLEMA.
Ele quer que você volte- Vamos lá tiurma! Chamada oral: Qual tipo de problema é esse? Tipo 1 ou tipo 2? Tipo 2, problema dele! Então, com isso em mente você pode ser educada, elegante e não se irritar e responder:
Eu não sei em quanto tempo eu volto!
Legenda: esse problema é seu!

Se com o vendedor das Casas Bahia esse tipo de coisa acontece, com as relações + próximas e importantes esse tipo de confusão entre o que é meu e o que é do outro acontece com + força, + potência e causa grandes furdúncios.

Entre amigos, amantes, família, as pessoas fazem o tempo inteiro o jogo (sempre inconsciente) de enfiar no outro a responsabilidade de cuidar do que não lhe cabe.

Quando se fala em 2 tipos de problema, em "cada 1 no seu quadrado", pode se dar a impressão de certa frieza e egoísmo nas relações. Pelo contrário.
Só se pode estar junto quando se está separado.
Não existe estar-junto quando se está misturado com o outro/ no outro.

As mulheres, culturalmente criadas para serem boazinhas, submissas ao desejo do outro, são as rainhas de confundir tudo.

Uma amiga: não vou sair com ele porque ele quer alguma coisa a mais e eu não.
O cara quer alguma coisa com você.
De novo tiurma: Que tipo de problema é esse?
Problema do tipo 2. Problema dele.
Pensando assim ela pode sair com o cara, leve, livre de ter que se encarregar em dar conta do que ela imagina que ele quer. No fim da noite o problema do tipo 2 pode se tornar do tipo 1, se o cara for interessante e souber levar a conversa, se não, na “pior” das hipóteses, os 2 podem ter ganhado um novo amigo/a.

Parece bobagem, mas saber onde acaba o eu, e onde começa o outro é trabalho para uma vida.

Não é não, cara pálida???

Por Mirabelle

10 comentários:

  1. As formulações sobre os dois princípios de funcionamento dos problemas favorecem indubitavelmente a discriminação entre o eu e o outro. Obrigada por compartilhar essa ideia conosco! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Professora, a tiurma aprendeu! Agora é hora da aula prática! rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. Putz..sabe que eu estava precisando de ler isso! vc está ficando boa nessa coisa Mari! Passei o dia todo pensando sobre como resolver um problema que não era meu. Katsu...eles que se virem! yeahhhhhhhh..bjos

    ResponderExcluir
  4. Ei, eu já havia falado isso, tambem numa mesa de barzinho, lá em Paris....

    "Não é problema seu, deixe pra lá" :D

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Quanto mais nos apropriamos das nossas coisas menos tendemos a projetar e a nos confundir. Coincidências da vida: esse foi o tema da minha análise de hoje!rs

    Delicioso ler seus textos! Parabéns! Beijos

    Milene

    ResponderExcluir
  6. Ai Ai Ai...adorei esse texto...
    O problema com o frio e a chuva não são meus...são Dele ...KKKKKK!!!!

    ResponderExcluir
  7. oooo seu barzinho em Paris... vc foi a pessoa que + e ensinou sobre isso!! Mais de verdade, nunca me esqueço... "isso é problema meu, eu cuido!" UAU, uma salva de palmas.
    Mirabelle

    ResponderExcluir
  8. Poxa... e ainda o problema do outro nos deixa mal, arrasados, preocupados... Nisso as insuportáveis correntes do face estão com razão, cuide da sua vida!!!!

    ResponderExcluir
  9. OS dois tipos: o que você acha existe e não tem solução; e o que não existe e você acha que tem a solução.

    ResponderExcluir