segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ninguém + vê TV

(e outras Revoluções)



Nas últimas 10 conversas, com 15 amigos diferentes, no almoço de família. Falamos sobre O Facebook. Eu sonhei com o Marck Zuckerberg semana passada tal a Ica que eu tava do Face.

Se você estava achando que o problema era só seu, que as séries estavam ficando sem graça, que você tava preferindo comer qualquer coisa rapidinha e que sua cabeça passou a funcionar com a introdução:


“No que você está pensando agora?”, não se preocupe, você não está sozinho.


Todo mundo se condena no começo, critica os outros, tem a turma dos “não tenho tempo pra isso” (esses são os que não tem Iphone ou Blackberry), a turma das psicólogas bionergéticas: “eu prefiro o contato humano autêntico e verdadeiro” (essas são as que não tem Iphone ou Blackberry) e tem o resto do mundo que entendeu que ou usa. Ou usa.
Piadinha infame sobre o uso da ferramenta da tecnologia nas redes sociais- Sabe como se faz sexo com um urso? Do jeito que ele quiser!



E assim a gente vai, updating nosso jeito de se relacionar há 2 minutos, há 4 horas, há 16 horas... e se você ainda acha que isso aqui não é pra valer, amiga, amigo, é porque ainda não chegou a sua vez de querer escrever em letras garrafais aquelas mensaginhas estranhas: "Pague minhas contas e ganhe o direito de cuidar da minha vida..."
Você ainda não teve vontade de gritar isso no Mural de alguém?
Espere, aguarde a sua vez.


Frase célebre (e pouco elegante, como não poderia deixar de ser) dos tempos áureos da facul, “Quem tem cú tem medo”, update 2011- Quem tem Face tem medo.


Ou você ainda não terminou um relacionamento com alguém que tenha um Perfil? Ou começou um? Pense bem, logo mais isso não vai ser a exceção. Aguarde, e veja se vai resistir a ver TODOS OS DIAS o que a pessoa postou, as fotos das viagens e dos finais de semana dela, e o mais ardido, instigante e dolorido, o que as outras postam no Mural dele.
E a ex louca que acha que você está escrevendo em mensagens cifradas só pra ela entender?


Não mencionando todos os contatos profissionais e blábláblá, não tem o que discutir os ganhos e proveitos de um espaço onde tem email, vídeo, foto, aliás, andei notando um acontecimento interessante, os emails na minha caixa de entrada se reduziram aos do meu avô, da minha tia e aos do DVDs de aprenda a dançar com Carlinhos de Jesus (fora os de trabalho).

Ah Zuckerberg, guardasse essa idéia pra você e seus amigos nerds, o que você fez com a gente?


Ninguém + vê TV (nem manda email).


Ou tem alguma série que consegue ganhar do Big Brother em tempo real das pessoas da sua própria vida? Que revolucionário deixarmos de ser expectadores sentados no sofá para nos tornarmos anfitriões, personagens e autores da mídia virtual.

Não existe + solidão no trânsito, você encontra um amigo que não vê há 6 anos numa festa de aniversário e: “Eu vi as suas fotos em Barcelona, como foi a viagem?”.



A intimidade e a privacidade terão que ser revistas em novos termos.


E eu não vou acabar escrevendo que a voz e a pele são os contatos que realmente importam porque Jesus, já tem gente sem Iphone e Blackberry o suficiente pra falar isso!

Aliás, uma pesquisa com certeza paga por essas duas empresas garante que quem tem esses dois aparelhinhos faz X % + sexo que as pessoas que não tem, então amigos nostálgicos, se a questão é de voz e de pele, se adiantem!

Mas anyway, aproveitando a onda das atualidades, estou lançando, com minhas sócias Paris Hilton e Lindsay Lohan a mais nova casa de Rehab e Detox do momento.

Facebook Rehabilitation, para os que já reduziram as horas de sono em mais de 4 horas por causa da ferramenta, os que passaram a comer só comida requentada no microondas (pirigando estar estragada), os que aumentaram a dose de ansiolítico porque não sabem não responder aos amigos que pululam online para conversar, aos que saíram pra beber por ter sido excluído do perfil de alguém. Os que postaram + de 3 vezes na semana frases com sentidos homônimos aos "Caralho, vai cuidar da sua vida!"


Deixe seu Iphone/Ipad e seu Blackberry na entrada, pegue sua dose de Rivotril e venha para as sessões de terapia em grupo falar:


“No que você está pensando agora”.

Por Mirabelle
Funciono por Facebook/ SMS/ bbm/ WhatsApp Messenger

5 comentários:

  1. Muito bom! Assumo que eu mesmo já me desculpei por usar a "ferramenta proibida". Assim como já pensei em tomar o rivotril pra dormir e desencanar de checar meu "status"! A verdade é que o tempo passa e tudo muda. Será que o mesmo mimimi não aconteceu com os primeiros telefones? E o celular então? Por mais redundante que seja: Quem não se atualiza fica para trás. Em tudo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vou me inscrever, Má! Muito bom! Você sentiu vontade de curtir simplesmente um cometário no meio de uma conversa no tete-a-tete? Acha que isso tem cura? beijos, Paula

    ResponderExcluir
  3. "Nelson curtiu isso"

    Como o Marcelo disse, o pessoal tem rejeição por essas novidades. Conheço algumas pessoas que não gostam de celular - "vivi 30 anos sem celular... pq preciso de um agora?" - e, pasmem, microndas (maldita novidade essa "reforma ortográfica" que não sei se é assim que se escreve micro-ondas). O Facebook é uma ferramenta para acumular o maior número de pessoas numa única mídia. Assim sendo, informações e, PRINCIPALEMTE, campanhas publicitárias tem maior alcance. Facebook não é uma praça pública onde pessoas se encontram. Facebook é uma grande televisão passando comerciais onde todos estão assistindo o mesmo canal.
    Dado por vencido, já não estranho mais em encontros de amigos com todos vidrados em seus smartphones... deixando as conversas de lado quando há uma notificação do facebook. Fico falando sonhizo enquanto o amigo "curte" o status de um de seus 680 "amigos"... e isso acontece no meio da conversa!
    Não estou pregando o afastamento do Facebook, mas sim a hora de se utilizar. Não quero que façam encontros de amigos para mostrar as fotos da viagem, mas tmb não quero usar o msn pra falar com uma pessoa que está do meu lado.

    ResponderExcluir
  4. FANTÁSTICO, MA!! são tantas concordâncias, tantas constatações íntimas que vejo no seu texto que vou deixar pra comentar ao vivo - não tem horas que dá preguiça de deitar tudo no teclado e você só quer rir com a pessoa?

    Acho que depois da era da internet, a era do facebook define novamente a subjetividade humana. Obrigada por mais um post terapêutico. ;-)

    ResponderExcluir
  5. Querida Mirabelle:
    Ri a valer com este post e não posso fazer mais que concordar (vide o post recém-publicado sobre a maratona de hoje no Poupatempo). Aproveito para lamentar que Amy não possa se juntar a nós no próximo Retiro Tecnológico no Centro da Terra (que deve ser o único lugar do mundo sem cobertura e wi-fi, já que até a Lua e a Apollo estão on-line - por isso mesmo que ali é O inferno, hahaha!). Levanto ainda uma questão fundamental: o que será que a Amy viu no FB para tomar tudo aquilo, meo-deos? Hackers, ajudem-nos a desvendar esse mistério, por favor.
    Com carinho e RG novo,
    Darling Darling

    ResponderExcluir